

O Jogo do Conflito
As relações afetivas, familiares e profissionais me mostraram que todos os conflitos tem algo em comum: o desconforto da divergênca de opinião, comportamento ou ponto de vista.
Contemplando essa realidade com o desejo de me aventurar nas relações de forma mais leve e divertida, criei o Jogo do Conflito: uma brincadeira que simula a experiência social do diálogo com suas divergências e resoluções.
A versão 1.0 já foi concluída e é totalmente gratuita, basta acessar jogodoconflito.com.br ou clicar no botão "Jogar". A versão 2.0 com melhorias e novidades já foi iniciada.
Para jogar é necessário 1) dois ou mais participantes; 2) cada jogador com um celular smarthphone distinto e 3) conexão com a internet.




Cartas-tema
O Jogo do Conflito simula a experiência social do diálogo e, para haver uma conversa, necessita-se de um assunto ou tema base sobre o qual as pessoas dialoguem.
As cartas-tema são sorteadas no início de cada rodada e representam o tema principal pela qual os participantes, interpretando seus arquétipos, irão discussar sobre.
As cartas foram inspiradas em tópicos comuns dos nosso dia a dia e são da familiaridade de todos, como: caridade, política, finanças, alimentação, liderança, livre arbítrio, espiritualidade, sexo e intimidade, relações livres, organização e justiça, limpeza e responsabilidade afetiva.
No aplicativo, ao clicar na carta, pode-se obter novas informações, como perguntas disparadoras (interrogações polêmicas e provocadoras que suscitam o diálogo) e detalhamento (informações relevantes e reflexões pertinentes)
















































Cartas-espelho A
Cartas-espelho B
Um aspecto muito importante sobre o Jogo do Conflito é a presença das cartas-espelho, que representam personalidades distintas com suas características e estratégias de diálogo. São doze cartas-espelho A e doze cartas-espelho B, totalizando 24 personalidades diferentes.
Cada jogador recebe secretamente, no início de cada rodada, uma das doze cartas-espelho A, que podem ser: O Competidor, A Convencida, O Invasivo, O Vira-casaca, A Isentona, O Do-contra, A Magoada, O Manipulador, A Nas Nuvens, A Desineteressada, O Crítico e A Cabeça-dura.
Cada rodada é dividida em duas partes de quatro minutos. Na primeira parte, chamada lado A, os participantes conversam sobre o tema interpretando a carta-espelho A que sortearam.
Terminado o Lado A da rodada, os participantes interpretam, nos quatro minutos finais, a polaridade oposta da personalidade que sortearam, ou seja, a carta-espelho B.
São doze cartas-espelho B: O Cooperador, A Humilde, O Respeitoso, A Interessada, O Agradecido, A Flexível, O Decidido, A Mediadora, O Apoiador, A Compreensiva, O Íntegro e A Prática.
Cada carta-espelho B, assim como carta-espelho A, possui suas próprias características e estratégias de diálogo.
Para obter mais informações e reflexões pertinentes sobre cada carta-espelho, basta clicar na respectiva carta e interagir com ela clicando nos ícones.
Cartas-recurso
O jogo se torna ainda mais complexo com a presença das cartas-recurso, que são sorteadas e distribuidas secretamente a cada participante.
Estas cartas só podem ser utilizadas uma vez por rodada e podem ser usadas arbitrariamente mediante a estratégia de cada jogador.
Com as cartas-recurso você silenciar outro participante, a si mesmo ou todos de uma vez, bem como se proteger, espelhar ou anular o recurso de outras pessoas. As cartas-recurso são: Silêncio, Auto silêncio, Escudo, Solidão, Arruda, Espelho e Ouro de Tolo.